terça-feira, 28 de julho de 2009


Uma verdade difícil...
Frequentemente, e mais recentemente, somos bombardeados de notícias tristes, onde o ser humano é reduzido há um ser ínfimo, muito aquém do projeto de Deus para o homem, como sua imagem-semelhança.
O ex vice-presidente americano Al Gore lançou uma obra em forma de video e livro chamada UMA VERDADE INCONVENIENTE onde ele aborda a degradação do planeta pelos países ricos. Mas tão claro e mais inconveniente é a realidade de países africanos, onde homens e mulheres assistem o martírio de crianças desfalecidades, morrendo por falta de comida. Um prato de feijão pode ser trocado pela virgindade da filha mais nova, ou um pedaço de pão vale uma criança. Absurdos assim são uma realidade.
Diante de tanta atrocidade e aberrações podemos fazer alguns questionamentos: Onde está Deus? O amor existe de fato no mundo? Quanto vale um ser humano? Onde vamos parar? O que fazer?
Muitas outras perguntas nos vêm à mente.
O mundo está cada vez mais capitalista, cada vez mais materialista, cada vez mais individualista.
Vejamos o que diz a bíblia a cerca de algumas dessas questões:

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." JO: 16.33

"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." 1 JO 2.15

"Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo." JO 12.31

"Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?" 1 CO 1.20

Em outros tantos textos Deus nos deixa claro que nós, como filhos do Senhor não pertencemos a esse mundo. A paz que o mundo dá não é a nossa paz. A paz que Cristo nos dá nos fornece o suprimento necessário para mantermos nossa fé inabalada, ainda que a adversidade nos atinja. Olharmos a dura realidade que milhões de pessoas passam nesses países mensionados nos enche de revolta. Nos dá uma sensação de incapacidade. Mas algo precisa ficar bem claro. Sempre existiu a injustiça. Não obstante a bíblia tece sempre duras críticas a esse mundo. Devemos então olharmos para o autor e consumidor da fé, Jesus Cristo, aquele que venceu o mundo e que nos aconselha a não nos afligirmos.
Mas então devemos nos conformarmos e simplesmente ignorarmos o fato dessas milhões de pessoas estarem passando fome, morrendo de doenças cada vez mais alastrantes, jovens sendo estupradas e mortas por algozes impunes, pais de família sendo assassinados porque insistem em protestarem que seus filhos carecem de pão...?
Não. Não devemos. Mas nossa revolta devem ser centralizada à luz da palavra, buscando verdadeiramente a Deus em oração pra que ele com sua infinita misericórdia salve as vidas. Que ele capacite aos milhares de missionários que lutam para mudar essa realidade, que o clamor do seu povo alcance sua graça e sua justiça prevaleça, mesmo que em outro contexto que nós entendemos em parte, ou seja, no espiritual.
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;" MT 5.6
Seja qual for o projeto de Deus para esse mundo e toda injustiça que nele há não podemos nunca abandonar nossa fé e confiança no Senhor, que numa última análise é uma pai amoroso e misericordioso e saberá lidar com todas as causas que nós consideramos perdidas ou de difíceis soluções.

Que Deus abençoe a todos.

Igreja Cristã Virtude
(Clique na imagem acima para o link de um video)

Nenhum comentário:

Postar um comentário